Frete de Brindes, CIF e FOB - Como funciona essa logística?

O frete costuma ser uma das maiores fontes de problema na compra de brindes. É fácil entender porque: o produto é totalmente personalizado e deve chegar no destino até uma determinada data, e caso atrase, é grande a chance de se tornar inútil. Imagine por exemplo comprar 500 bolsas para uma palestra importante e só receber elas 2 dias depois da palestra! Credo...

Para garantir que seu brinde chegue a tempo, a Vinicci Brindes sempre toma o cuidado de considerar imprevistos na entrega. Quando o prazo é muito apertado a gente não arrisca, e às vezes perdemos venda por isso. Preferimos isso a ter um cliente revoltado porque o brinde não chegou a tempo (como é frequente essa queixa!)

Frete CIF e Frete FOB - Qual a diferença?

A primeira coisa que você precisa saber sobre frete, é que existem 2 tipos:CIFFOB. O Frete CIF é o sonho de todo mundo, pois é o frete incluso, grátis, pois não há um valor cobrado por ele. Já com o Frete FOB o custo do frete é por conta do cliente. Sendo mais técnico:

  • CIF (Cost Insurance Freight): modalidade onde o Fornecedor é o responsável pela entrega até o destino, sem ônus para o cliente;
  • FOB (Free On Board): modalidade onde o Fornecedor só fica responsável por despachar a mercadoria, ficando o Cliente responsável por bancar esse transporte. O valor em geral vem destacado na Nota Fiscal.

A Vinicci Brindes trabalha com as duas modalidades de frete, dependendo da região para onde a entrega é destinada, e também do modelo e quantidade do brinde comprado. Isso porque ao contrário de lojas e-commerce de varejo (como Americanas e Submarino), na compra de brindes as quantidades costumam ser grandes e isso pode pesar muito, além de dar muita cubagem. A Cubagem tem a ver com o volume ocupado pela mercadoria, e afeta diretamente o custo de transporte, junto com o peso bruto das caixas.

Quem é o responsável por contratar o Frete de Brindes?

Quando as condições propiciam um Frete CIF, a Vinicci Brindes fica encarregada de contratar o frete, seja para produtos faturados diretamente, seja para produtos representados. No caso de representação, a Vinicci se resolve com a Fábrica, sem preocupar o cliente.

Agora, quando o Frete é FOB, o custo e a responsabilidade ficam por conta do cliente, que deve contratar uma transportadora de sua confiança, que garanta o transporte em segurança dos brindes desde a fábrica até o local da entrega. Clientes maiores (ou de ramos específicos) costumam já possuir transportadoras de confiança, e se resolvem bem com elas. Já clientes menores (como pequenas empresas e pessoas físicas) podem contar com a Vinicci Brindes na escolha e contratação da transportadora. A Vinicci agencia tudo, mas a responsabilidade continua sendo do cliente.

As transportadoras são empresas de logística que atuam sob o modelo de prestadora de serviços, e como tal possuem uma área de abrangência, então pode acontecer de serem necessárias mais de uma transportadora para levar a mercadoria por todo o trajeto. As transportadoras emitem uma nota fiscal, chamada CTE ou Conhecimento de Transporte, e portanto precisam de dados oficiais para faturamento da entrega. Por isso é que pedimos CNPJ e endereço para fazer cotações de frete: o preço varia dependendo das condições comerciais e localidades.

É muito importante que a entrega dos brindes seja feita através de empresas especializadas, mas em alguns casos pode-se usar Motoboys para fazer a entrega final, ou mesmo fazer uma retirada direto na origem.

A Vinicci Brindes não mantém convênio com nenhuma transportadora em particular, nem ganha comissões caso um cliente escolha determinada transportadora. Nossas recomendações são puramente baseadas em outros clientes em localidades próximas que tiveram sucesso com determinada transportadora.

Devemos salientar também que no caso de Frete FOB, a responsabilidade do vendedor e da Vinicci Brindes cessa no momento em a transportadora coleta a mercadoria na origem.

Cotações de frete e liberação de mercadorias

A Vinicci Brindes presta um grande serviço a seus clientes, ao providenciar múltiplas cotações de frete, e repassar ao cliente as mais interessantes para que ele possa decidir. Algumas transportadoras cobram valores adiantados para certas localidades, enquanto outras emitem boletos depois da entrega realizada. Isso varia caso-a-caso.

A compra de vários brindes diferentes pode envolver fornecedores diferentes, o que causa a contratação de vários fretes. Mas não se preocupe, a Vinicci Brindes ajuda em todos os passos.

Uma coisa importante é que a documentação passada à transportadora para faturamento deve coincidir com os dados oficiais da empresa, pois algumas transportadoras se recusam a fazer a entrega em endereços diferentes do que consta na Receita Federal. Por isso é bom sempre ficar atento.

Custos Envolvidos no Frete de Brindes

Custo de Cotação

A grande maioria das transportadoras não cobra para fazer cotações de frete, mas se alguma solicitada pelo cliente cobrar, o custo fica a cargo do cliente.

Custo de Transporte

É o valor do serviço prestado pela transportadora, que varia conforme o CNPJ (convênio), localidade, peso e cubagem (volume) da mercadoria, além da modalidade de transporte (Terrestre ou Aéreo).

Substituição Tributária de Transporte

Dependendo da diferença de ICMS entre os estados origem e destino, pode haver a incidência de uma Substituição Tributária (ST) no custo de Transporte. Quando ocorre, costuma ser na faixa de 25%.

Taxa de Reentrega

É a cobrança por parte da transportadora de uma taxa para uma nova tentativa de entrega da mercadoria, quando na primeira tentativa o destinatário não se encontra, o endereço estava errado ou simplesmente houve a recusa da mercadoria.

Seguro de Transporte

Em geral este seguro costuma estar incluso no preço da transportadora, mas em alguns casos ele é destacado ou mesmo opcional. Pode variar conforme o valor da Nota Fiscal e a localidade ou distância de transporte.